Bateu à Porta

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Os livros sobre Fátima

 “A história de Fátima, tal como eu a fiquei a conhecer, é o que irão encontrar nestas páginas, livres do carácter tantas vezes apologético dado às “aparições” por figuras da Igreja ou do ataque e acusações gratuitas que marcaram os primeiros trabalhos jornalísticos da imprensa republicana, quando Fátima se começou a impor. A informação que aqui vão encontrar é, julgo, suficientemente rica e clara para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões.” autora Patrícia Carvalho
Um livro revelador sobre Fátima, fenómeno que continua a despertar olhares muito divergentes – quer entre os peregrinos e católicos em geral, quer entre quem o observa ou estuda.
Fátima é fruto da imaginação de três crianças e da imposição do clero ou revela uma forte experiência espiritual? Reflete apenas o catolicismo popular daquele tempo ou celebra o essencial do cristianismo? Quais os contributos opostos da Primeira República e do Estado Novo na sua génese e consolidação? E a Rússia: como emerge numa remota aldeia portuguesa, em 1917, a ideia de a converter?

A obra leva, desde logo, um selo de referência: Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença e a mais antiga vaticanista portuguesa credenciada pela Santa Sé, assina o prefácio. O livro é uma viagem de cor, luz e multidões à devoção planetária a Nossa Senhora, oferecendo uma panorâmica fotográfica rara e, por isso, surpreendente. Estão aqui retratados os mais diversos santuários marianos espalhados pelo mundo, alguns deles em lugares tão inesperados como Macau, Londres, Namacha (Moçambique), Goa (Índia) ou o Luxemburgo. Não faltam, porém, alguns dos mais óbvios: da Alemanha ao Brasil, dos EUA à Coreia do Sul, entre outros. Nestas páginas, porém, os autores, não se limitam a seguir o andor. Aqui cabem também as histórias de personagens inspiradoras (Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II, por exemplo), mas também os relatos daqueles que, na primeira pessoa, testemunham os sobressaltos que mudaram as suas vidas, inspirados pela devoção à figura da Virgem de Fátima.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Flag Counter