O segredo do sucesso de uma empresa pode
estar no mercado externo. Não se esqueça de avaliar os custos tributários e o
impacto nos trabalhadores.
Não basta ter um bom nome,
uma boa rede decontactos e um produto ou serviço de qualidade. A chave do
sucesso de uma startup passa frequentemente pela internacionalização.
Grande parte dos negócios inovadores precisam de escala para se tornarem
sustentáveis e a expansão para novos mercados permitirá conquistar um maior
número de clientes. Num mundo digital sem fronteiras, a tecnologia permite
maior proximidade com os consumidores, independentemente da geografia, e
facilita também o acesso a um conjunto mais alargado de profissionais
especializadas. Para que o processo fomente a expansão comercial e o
desenvolvimento da área de negócio, é fundamental considerar os desafios
inerentes ao comércio internacional, como a localização, os impostos e as
diferenças culturais. Saiba a que deve estar atento:
Pondere qual a melhor localização
Se a ideia é tornar o seu negócio
global, importa ponderar algumas variáveis inerentes à cidade, região ou país
onde a startup ficará sedeada. A que mercados terá acesso, a partir
dessa localização? Que vantagens trará essa deslocação? Existem empresas internacionais
com um historial de sucesso ali? Quais são os custos e as obrigações
tributárias inerentes?
Esteja atento à legislação
Certifique-se que conhece bem – ou que
tem alguém que domine a fundo – a regulamentação e as leis locais. É
fundamental avaliar os potenciais efeitos da internacionalização não só no
negócio, mas também no orçamento da empresa.
Certifique-se que conhece bem – ou que
tem alguém que domine a fundo – a regulamentação e as leis locais.
Recorra à sua rede de contactos
Na maioria das vezes, os investidores e
mentores dar-lhe-ão informações valiosas, ajudando-o a seleccionar novos
mercados. Além disso, as suas redes de contactos podem contribuir para
facilitar o processo, tornando-o mais simples.
Acautele todas as questões tributárias
Antes de internacionalizar a sua startup,
recorra a ajuda especializada para analisar em pormenor os custos com impostos
associados a essa expansão. Em alguns países poderá estar sujeito a uma dupla
tributação, por exemplo. Avalie também a estrutura da empresa e o impacto que
poderá ter no preço dos seus produtos.
Recorra a ajuda especializada para
analisar em pormenor os custos com impostos associados a essa expansão
Não subestime as diferenças culturais
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Tenha em conta o idioma, a cultura e as
práticas empresariais do país ou região onde a sua startup irá
operar. Estes aspectos, são muitas vezes erradamente submetidos para segundo
plano, mas podem ter impactos profundos no sucesso da sua empresa no mercado internacional.
Avalie o impacto da internacionalização
nos quadros da empresa
A globalização e consequente expansão de
um número crescente de empresas, no mercado internacional, suscitam várias
questões relativas aos trabalhadores. Pondere se será necessário deslocar
funcionários ou se é mais vantajoso recrutar localmente. Quais os custos
associados a essas transferências? Se recorrer à contratação local, será fácil
encontrar mão-de-obra qualificada?
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