É importante que as
crianças entendam de onde vem o sucesso: do esforço e do trabalho mais do que
do talento. Há já várias décadas que a psicóloga Carol Dweck, da Universidade
de Stanford, tem vido a descobrir as formas como crianças (e adultos) pensam acerca
do sucesso. As pesquisas e conclusões estão sintetizadas no livro "Mindset: The New Psychology of Success" e destacam-se duas formas
fundamentais de pensar o sucesso:
1) Uma abordagem fixa que assume
que o nosso caráter, inteligência e capacidade criativa não mudam de forma
significativa, e que o sucesso é a afirmação da inteligência natural de cada
um. Lutar pelo sucesso ou tentar evitar o insucesso a qualquer custo é uma
forma de manter os níveis e expectativas de cada um.
2) Uma abordagem em crescimento
que pressupõe o desafio e a superação. Quem a tem vê as falhas como uma forma
de melhorar, evoluir e falhar menos. A diferença entre estas duas abordagens
pode estar na educação. Se os pais reagem aos sucessos dos filhos, como as boas
notas, com base na sua inteligência, vão implantar neles uma abordagem fixa
relativamente ao sucesso. Se, pelo contrário, os pais estimulam nos filhos a
ideia de que os seus sucessos são baseados no esforço vão impulsionar o
desenvolvimento de uma abordagem em crescimento.
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