Howard Gardner de Harvard identificou sete
inteligências distintas. Essa teoria emergiu da pesquisa cognitiva recente e
"documenta em que medida os estudantes possuem diferentes tipos de mentes
e, portanto, aprendem, lembram, executam e compreendem de maneiras
diferentes", de acordo com Gardner (1991). De acordo com essa teoria,
"todos somos capazes de conhecer o mundo através da linguagem, da análise
lógico-matemática, da representação espacial, do pensamento musical, do uso do
corpo para resolver problemas ou fazer coisas, de uma compreensão de outros
indivíduos e de um entendimento De nós mesmos, onde se diferenciam na força
dessas inteligências - o chamado perfil das inteligências - e na maneira como
essas inteligências são invocadas e combinadas para realizar tarefas
diferentes, resolvem diversos problemas e progridem em vários domínios. "
Gardner diz que essas diferenças "desafiam um
sistema educacional que pressupõe que todos podem aprender os mesmos materiais
da mesma maneira e que uma medida uniforme e universal é suficiente para testar
o aprendizado dos alunos. De fato, como actualmente constituído, nosso sistema
educacional é fortemente tendencioso para linguística Modos de instrução e
avaliação e, em menor grau, também para modos lógico-quantitativos ".
Gardner argumenta que "um conjunto contrastante de suposições é mais
provável de ser educativamente eficaz.Os alunos aprendem de maneiras que são
identificativamente distintivo.O amplo espectro de estudantes - e talvez a
sociedade como um todo - seria melhor servido se as disciplinas poderiam ser
apresentados em Um número de maneiras e de aprendizagem poderia ser avaliado
através de uma variedade de meios. " Os estilos de aprendizagem são os
seguintes:
Visual-Espacial - pensar em termos de espaço físico,
como fazem arquitetos e marinheiros. Muito consciente de seus ambientes. Eles
gostam de desenhar, fazer quebra-cabeças, ler mapas, sonhar acordado. Eles
podem ser ensinados através de desenhos, imagens verbais e físicas. As
ferramentas incluem modelos, gráficos, gráficos, fotografias, desenhos,
modelagem em 3-D, vídeo, videoconferência, televisão, multimédia, textos com
imagens / gráficos / gráficos.
Corporal-cinestésico - use o corpo de forma eficaz,
como um dançarino ou um cirurgião. Senso afiado da consciência do corpo. Eles
gostam de movimento, fazendo coisas, tocando. Eles se comunicam bem através da
linguagem corporal e ser ensinados através da actividade física, hands-on de
aprendizagem, actuando, role playing. As ferramentas incluem equipamentos e
objectos reais.
Musical - mostrar sensibilidade ao ritmo e ao som.
Eles adoram a música, mas também são sensíveis aos sons em seus ambientes. Eles
podem estudar melhor com a música em segundo plano. Eles podem ser ensinados,
transformando as lições em letras, falando ritmicamente, aproveitando o tempo.
As ferramentas incluem instrumentos musicais, música, rádio, estéreo, CD-ROM,
multimédia.
Interpessoal - compreensão, interacção com os outros.
Esses alunos aprendem através da interacção. Eles têm muitos amigos, empatia
para os outros, inteligência de rua. Eles podem ser ensinados através de
atividades de grupo, seminários, diálogos. As ferramentas incluem o telefone,
audio-conferência, tempo e atenção do instrutor, videoconferência, escrita,
conferência de computador, e-mail.
Intrapersonal - compreender seus próprios
interesses, objectivos. Esses alunos tendem a afastar-se dos outros. Eles estão
em sintonia com seus sentimentos internos; Eles têm sabedoria, intuição e
motivação, bem como uma forte vontade, confiança e opiniões. Eles podem ser
ensinados através de estudo independente e introspecção. Ferramentas incluem
livros, materiais criativos, diários, privacidade e tempo. Eles são os mais
independentes dos alunos.
Linguística - usando palavras de forma eficaz. Esses
alunos têm habilidades auditivas altamente desenvolvidas e muitas vezes pensam
em palavras. Eles gostam de ler, jogar jogos de palavras, inventando poesias ou
histórias. Eles podem ser ensinados encorajando-os a dizer e ver palavras, a
ler livros juntos. As ferramentas incluem computadores, jogos, multimédia,
livros, gravadores e conferências.
Lógico - Matemática - raciocínio, cálculo. Pense
conceitualmente, abstractamente e é capaz de ver e explorar padrões e
relacionamentos. Eles gostam de experimentar, resolver enigmas, fazer perguntas
cósmicas. Eles podem ser ensinados através de jogos de lógica, investigações,
mistérios. Eles precisam aprender e formar conceitos antes de poderem lidar com
os detalhes.
No início, pode parecer impossível ensinar a todos
os estilos de aprendizagem. No entanto, à medida que nos movemos para usar uma
mistura de mídia ou multimédia, torna-se mais fácil. À medida que entendemos os
estilos de aprendizagem, torna-se evidente por que os recursos multimédia
apelam para os alunos e por que uma mistura de mídia é mais eficaz. Satisfaz os
muitos tipos de preferências de aprendizagem que uma pessoa pode encarnar ou
que uma classe encarna. Uma revisão da literatura mostra que uma variedade de
decisões devem ser tomadas ao escolher meios que são apropriados ao estilo de
aprendizagem.
Visual: A mídia visual ajuda os alunos a adquirir
conceitos concretos, tais como identificação de objectos, relações espaciais ou
habilidades motoras onde as palavras sozinhas são ineficientes.
Palavras impressas: há desacordo sobre a
superioridade do áudio para imprimir para objectivos afectivos; Vários modelos
não recomendam som verbal se não é parte da tarefa a ser aprendida.
Som: Uma distinção é feita entre som verbal e som
não-verbal, como música. Som meios são necessários para apresentar um estímulo
para a recordação ou reconhecimento de som. A narração de áudio é recomendada
para leitores pobres.
Movimento: Modelos de decisões de força entre ainda,
movimento limitado, e visuais de movimento completo. O movimento é usado para
representar o desempenho humano de modo que os alunos possam copiar o
movimento. Vários modelos afirmam que o movimento pode ser desnecessário e
fornece questões de auxílio à decisão com base em objectivos. A mídia visual que
retrata o movimento é melhor mostrar as expectativas do domínio psicomotor ou
cognitivo, mostrando a habilidade como um modelo contra o qual os alunos podem
medir seu desempenho.
Cor: as decisões sobre a exibição em cores são
necessárias se a cor de um objecto for relevante para o que está sendo
aprendido.
Realia(1): Realia são objectos tangíveis, reais que não
são modelos e são úteis para ensinar habilidades motoras e cognitivas
envolvendo objectos desconhecidos. Realia são apropriados para uso com
indivíduos ou grupos e podem ser situação baseada. Realia pode ser usado para
apresentar informações de forma realista, mas pode ser igualmente importante
que a apresentação corresponda à forma como o aluno representa a informação
internamente.
Configuração Instrucional: Design deve cobrir se os
materiais são para ser usado em uma casa ou ambiente instrucional e considerar
o tamanho o que é para ser aprendido. Instruções de impressão devem ser
entregues em um modo individualizado que permite que o aluno para definir o
ritmo de aprendizagem. A capacidade de fornecer feedback correctivo para os
alunos individuais é importante, mas qualquer meio pode fornecer feedback
correctivo, afirmando a resposta correta para permitir a comparação das duas
respostas.
Características do aluno: A maioria dos modelos
considera as características do aluno, uma vez que a mídia pode ser
diferencialmente eficaz para diferentes alunos. Embora a pesquisa tenha tido
sucesso limitado na identificação da mídia mais adequada para os tipos de
alunos, vários modelos baseiam-se nesse método.
Capacidade de leitura: As imagens facilitam o
aprendizado de leitores pobres que se beneficiam mais com a fala do que com a
escrita porque entendem as palavras faladas; Bons leitores auto-dirigidos podem
controlar o ritmo; E impressão permite uma revisão mais fácil.
Categorias de Resultados de Aprendizagem: As
categorias variaram de três a onze e a maioria inclui algumas ou todas as
categorias de aprendizagem de Gagne (1977); Habilidades intelectuais,
informações verbais, habilidades motoras, atitudes e estratégias cognitivas.
Vários modelos sugerem um procedimento que categoriza os resultados da
aprendizagem, planeia eventos instrutivos para ensinar objectivos, identifica o
tipo de estímulos para eventos presentes e meios capazes de apresentar os
estímulos.
Eventos de Instrução: Os eventos externos que
suportam processos de aprendizagem internos são chamados eventos de instrução.
Os eventos de instrução são planeados antes de seleccionar a mídia para
apresenta-la.
Desempenho: Muitos modelos discutem aliciando o desempenho
onde o aluno pratica a tarefa que prepara o terreno para o reforço. Vários
modelos indicam que o desempenho obtido deve ser categorizado por tipo; Oculto,
oculto, motor, verbal, construído e seleccionado. A mídia deve ser seleccionada,
que é a melhor capaz de obter essas respostas e a frequência de resposta. Um
modelo defende uma abordagem comportamental para que a mídia seja escolhida
para obter respostas para a prática. Para fornecer feedback sobre a resposta do
aluno, um meio interactivo pode ser escolhido, mas qualquer meio pode fornecer
feedback. Características do aluno, como propensão a erros e ansiedade, devem
influenciar a selecção da mídia.
Os testes que tradicionalmente são realizados
através da impressão, podem ser tratados por meios eletrónicos. A mídia é mais
capaz de avaliar as habilidades visuais dos aprendizes do que a mídia impressa
e pode ser usada para avaliar o desempenho do aluno em situações realistas.
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