Bateu à Porta

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Inteligências múltiplas

               Howard Gardner 
Howard Gardner de Harvard identificou sete inteligências distintas. Essa teoria emergiu da pesquisa cognitiva recente e "documenta em que medida os estudantes possuem diferentes tipos de mentes e, portanto, aprendem, lembram, executam e compreendem de maneiras diferentes", de acordo com Gardner (1991). De acordo com essa teoria, "todos somos capazes de conhecer o mundo através da linguagem, da análise lógico-matemática, da representação espacial, do pensamento musical, do uso do corpo para resolver problemas ou fazer coisas, de uma compreensão de outros indivíduos e de um entendimento De nós mesmos, onde se diferenciam na força dessas inteligências - o chamado perfil das inteligências - e na maneira como essas inteligências são invocadas e combinadas para realizar tarefas diferentes, resolvem diversos problemas e progridem em vários domínios. "

Gardner diz que essas diferenças "desafiam um sistema educacional que pressupõe que todos podem aprender os mesmos materiais da mesma maneira e que uma medida uniforme e universal é suficiente para testar o aprendizado dos alunos. De fato, como actualmente constituído, nosso sistema educacional é fortemente tendencioso para linguística Modos de instrução e avaliação e, em menor grau, também para modos lógico-quantitativos ". Gardner argumenta que "um conjunto contrastante de suposições é mais provável de ser educativamente eficaz.Os alunos aprendem de maneiras que são identificativamente distintivo.O amplo espectro de estudantes - e talvez a sociedade como um todo - seria melhor servido se as disciplinas poderiam ser apresentados em Um número de maneiras e de aprendizagem poderia ser avaliado através de uma variedade de meios. " Os estilos de aprendizagem são os seguintes:

Visual-Espacial - pensar em termos de espaço físico, como fazem arquitetos e marinheiros. Muito consciente de seus ambientes. Eles gostam de desenhar, fazer quebra-cabeças, ler mapas, sonhar acordado. Eles podem ser ensinados através de desenhos, imagens verbais e físicas. As ferramentas incluem modelos, gráficos, gráficos, fotografias, desenhos, modelagem em 3-D, vídeo, videoconferência, televisão, multimédia, textos com imagens / gráficos / gráficos.

Corporal-cinestésico - use o corpo de forma eficaz, como um dançarino ou um cirurgião. Senso afiado da consciência do corpo. Eles gostam de movimento, fazendo coisas, tocando. Eles se comunicam bem através da linguagem corporal e ser ensinados através da actividade física, hands-on de aprendizagem, actuando, role playing. As ferramentas incluem equipamentos e objectos reais.

Musical - mostrar sensibilidade ao ritmo e ao som. Eles adoram a música, mas também são sensíveis aos sons em seus ambientes. Eles podem estudar melhor com a música em segundo plano. Eles podem ser ensinados, transformando as lições em letras, falando ritmicamente, aproveitando o tempo. As ferramentas incluem instrumentos musicais, música, rádio, estéreo, CD-ROM, multimédia.

Interpessoal - compreensão, interacção com os outros. Esses alunos aprendem através da interacção. Eles têm muitos amigos, empatia para os outros, inteligência de rua. Eles podem ser ensinados através de atividades de grupo, seminários, diálogos. As ferramentas incluem o telefone, audio-conferência, tempo e atenção do instrutor, videoconferência, escrita, conferência de computador, e-mail.

Intrapersonal - compreender seus próprios interesses, objectivos. Esses alunos tendem a afastar-se dos outros. Eles estão em sintonia com seus sentimentos internos; Eles têm sabedoria, intuição e motivação, bem como uma forte vontade, confiança e opiniões. Eles podem ser ensinados através de estudo independente e introspecção. Ferramentas incluem livros, materiais criativos, diários, privacidade e tempo. Eles são os mais independentes dos alunos.

Linguística - usando palavras de forma eficaz. Esses alunos têm habilidades auditivas altamente desenvolvidas e muitas vezes pensam em palavras. Eles gostam de ler, jogar jogos de palavras, inventando poesias ou histórias. Eles podem ser ensinados encorajando-os a dizer e ver palavras, a ler livros juntos. As ferramentas incluem computadores, jogos, multimédia, livros, gravadores e conferências.

Lógico - Matemática - raciocínio, cálculo. Pense conceitualmente, abstractamente e é capaz de ver e explorar padrões e relacionamentos. Eles gostam de experimentar, resolver enigmas, fazer perguntas cósmicas. Eles podem ser ensinados através de jogos de lógica, investigações, mistérios. Eles precisam aprender e formar conceitos antes de poderem lidar com os detalhes.

No início, pode parecer impossível ensinar a todos os estilos de aprendizagem. No entanto, à medida que nos movemos para usar uma mistura de mídia ou multimédia, torna-se mais fácil. À medida que entendemos os estilos de aprendizagem, torna-se evidente por que os recursos multimédia apelam para os alunos e por que uma mistura de mídia é mais eficaz. Satisfaz os muitos tipos de preferências de aprendizagem que uma pessoa pode encarnar ou que uma classe encarna. Uma revisão da literatura mostra que uma variedade de decisões devem ser tomadas ao escolher meios que são apropriados ao estilo de aprendizagem.

Visual: A mídia visual ajuda os alunos a adquirir conceitos concretos, tais como identificação de objectos, relações espaciais ou habilidades motoras onde as palavras sozinhas são ineficientes.
Palavras impressas: há desacordo sobre a superioridade do áudio para imprimir para objectivos afectivos; Vários modelos não recomendam som verbal se não é parte da tarefa a ser aprendida.

Som: Uma distinção é feita entre som verbal e som não-verbal, como música. Som meios são necessários para apresentar um estímulo para a recordação ou reconhecimento de som. A narração de áudio é recomendada para leitores pobres.

Movimento: Modelos de decisões de força entre ainda, movimento limitado, e visuais de movimento completo. O movimento é usado para representar o desempenho humano de modo que os alunos possam copiar o movimento. Vários modelos afirmam que o movimento pode ser desnecessário e fornece questões de auxílio à decisão com base em objectivos. A mídia visual que retrata o movimento é melhor mostrar as expectativas do domínio psicomotor ou cognitivo, mostrando a habilidade como um modelo contra o qual os alunos podem medir seu desempenho.

Cor: as decisões sobre a exibição em cores são necessárias se a cor de um objecto for relevante para o que está sendo aprendido.

Realia(1): Realia são objectos tangíveis, reais que não são modelos e são úteis para ensinar habilidades motoras e cognitivas envolvendo objectos desconhecidos. Realia são apropriados para uso com indivíduos ou grupos e podem ser situação baseada. Realia pode ser usado para apresentar informações de forma realista, mas pode ser igualmente importante que a apresentação corresponda à forma como o aluno representa a informação internamente.

Configuração Instrucional: Design deve cobrir se os materiais são para ser usado em uma casa ou ambiente instrucional e considerar o tamanho o que é para ser aprendido. Instruções de impressão devem ser entregues em um modo individualizado que permite que o aluno para definir o ritmo de aprendizagem. A capacidade de fornecer feedback correctivo para os alunos individuais é importante, mas qualquer meio pode fornecer feedback correctivo, afirmando a resposta correta para permitir a comparação das duas respostas.

Características do aluno: A maioria dos modelos considera as características do aluno, uma vez que a mídia pode ser diferencialmente eficaz para diferentes alunos. Embora a pesquisa tenha tido sucesso limitado na identificação da mídia mais adequada para os tipos de alunos, vários modelos baseiam-se nesse método.

Capacidade de leitura: As imagens facilitam o aprendizado de leitores pobres que se beneficiam mais com a fala do que com a escrita porque entendem as palavras faladas; Bons leitores auto-dirigidos podem controlar o ritmo; E impressão permite uma revisão mais fácil.

Categorias de Resultados de Aprendizagem: As categorias variaram de três a onze e a maioria inclui algumas ou todas as categorias de aprendizagem de Gagne (1977); Habilidades intelectuais, informações verbais, habilidades motoras, atitudes e estratégias cognitivas. Vários modelos sugerem um procedimento que categoriza os resultados da aprendizagem, planeia eventos instrutivos para ensinar objectivos, identifica o tipo de estímulos para eventos presentes e meios capazes de apresentar os estímulos.

Eventos de Instrução: Os eventos externos que suportam processos de aprendizagem internos são chamados eventos de instrução. Os eventos de instrução são planeados antes de seleccionar a mídia para apresenta-la.

Desempenho: Muitos modelos discutem aliciando o desempenho onde o aluno pratica a tarefa que prepara o terreno para o reforço. Vários modelos indicam que o desempenho obtido deve ser categorizado por tipo; Oculto, oculto, motor, verbal, construído e seleccionado. A mídia deve ser seleccionada, que é a melhor capaz de obter essas respostas e a frequência de resposta. Um modelo defende uma abordagem comportamental para que a mídia seja escolhida para obter respostas para a prática. Para fornecer feedback sobre a resposta do aluno, um meio interactivo pode ser escolhido, mas qualquer meio pode fornecer feedback. Características do aluno, como propensão a erros e ansiedade, devem influenciar a selecção da mídia.

Os testes que tradicionalmente são realizados através da impressão, podem ser tratados por meios eletrónicos. A mídia é mais capaz de avaliar as habilidades visuais dos aprendizes do que a mídia impressa e pode ser usada para avaliar o desempenho do aluno em situações realistas.

De "O Guia de Recursos de Tecnologia de Aprendizagem à Distância", de Carla Lane
(1) (do latim medieval, as "[coisas] reais")

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