Combate e prevenção na indisciplina nas escolas!
O mundo mudou e as regras do “jogo” também. Hoje a
falta de respeito pelas regras de conduta “Manual de Estudante” foram há muito
ultrapassadas para não dizer “rasgadas”. A força que era dada ao Professor/Auxiliar
dentro duma escola era de tal forma que os encarregados de educação tendo eles
confiança nos professores/auxiliares e estes por sua vez com vida estável dentro das
escolas e não meros “saltimbancos” mantinha uma acesa e permanente “feed back”
com os encarregados de educação.
O aumento de número de alunos por turma também
influencia duma forma efetiva o controlo do professor sobre os alunos.
Poderia enunciar diversos aspectos que levam à
indisciplina logo começa em casa. Hoje com as dificuldades inerentes que
sofremos no País é decerto uma das fontes de inquietação que me leva a dizer um
ditado popular “em casa onde não há pão
todos ralham e ninguém tem razão”. Os aumentos sucessivos dos horários laborais
levam que alunos passem muitas horas fora do seio familiar os pais não tem
tempo de acompanhar os seus filhos. Ficam em roda livre o que levam muitas
vezes a não encontrarem as melhores companhias e por sua vez tornam-se “revoltados”.
A escola não tendo o número necessário de
auxiliares a prevenção que outrora era imediatamente detetada hoje passa
despercebida. A figura do Director principalmente com os mega agrupamentos está
atolado com tanta papelada que muitas vezes não lhe deixa tempo para acompanhar
in loco a sua escola.
Os rakings também tem influência em virtude dos
professores estarem de mãos atadas quanto ao chumbo de alunos e estes sabendo
da fragilidade que se tornou o sistema sabem que podem ir muito mais além do
que antes era autorizado porque não vai influenciar em nada a curto prazo.
“Justiça” é um reflexo do que se passa nos nossos
tribunais… ineficácia perante a falta de meios corretivos, professores com
muita burocracia e sem tempo para dar atenção aos alunos.
Apresento alguns dados para análise sabendo que
muitas escolas não apresentam dados e por isso só se pode analisar o que se
sabe.
Fonte
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