Bateu à Porta

quarta-feira, 22 de julho de 2020

ME - Manuais Escolares GrAtuitos

Já há datas para começar a pedir os vouchers para os manuais grátis

Acabam de ser publicadas as datas a partir das quais os encarregados de educação podem pedir os vouchers (vales para trocar pelos manuais escolares gratuitos) para os vossos filhos.
As datas estão no Portal Mega, que deverá seguir com atenção nas próximas semanas.

ANO LETIVO 2020/2021

ACESSO AOS VALES RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES:

A partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade:
1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;​
2º Ciclo: 6º ano;
3º Ciclo: 8º e 9º anos;
Secundário: 11º e 12º anos;

A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de inicio de ciclo:
1º Ciclo: 1º ano;
2º Ciclo: 5º ano;
3º Ciclo: 7º ano;
Secundário: 10 ano;

O formulário online para fazer a sua inscrição AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL. Apenas as livrarias já se podem registar neste momento. Vai ter de aguardar. Não precisa ir já a correr para o portal no momento em que escrevo este artigo porque não poderá fazer ainda nada, apenas ver as datas que leu acima.
Para se inscrever terá de usar – se for como no ano passado – o NIF do encarregado de educação e password do Portal das Finanças.

O Calendário do ano letivo 2020/2021

O Ministro da Educação acaba de anunciar as medidas para o próximo ano letivo 2020/21. Estive a ouvir e este é o resumo.
Para nós, pais, as duas informações mais importantes são que as aulas – todas, de todos os anos – serão presenciais, e que as férias da Páscoa serão mais curtas, aumentando a duração do ano escolar. Assim já pode começar a planear a sua vida.

Ensino vai ser presencial em 2020/21

As primeiras 5 semanas de aulas serão centradas na recuperação e consolidação dos conhecimentos do ano anterior. Serão aulas de revisão ou até de matéria que não chegou a ser dada convenientemente nestes meses de aulas em videoconferência ou pela televisão.

O Calendário do próximo ano letivo

  • 1º Período – Início: entre 14 e 17 de Setembro de 2020 | Fim: 18 de Dezembro de 2020
  • 2º Período – Início: 4 de Janeiro de 2021 | Fim: 24 de Março de 2021
  • 3º Período – Início: 6 de Abril de 2021 | Fim: 9 de Junho de 2021 (9º, 11º e 12º); 15 de Junho de 2021 (7º, 8º e 10º); 30 de Junho (Pré-escolar, 1º e 2º ciclos)

E se a pandemia agravar?

O Ministério da Educação tem 3 planos preparados: Presencial, Misto e Não presencial.
Se tudo correr bem, será sempre tudo presencial como era antes da pandemia (mas com todas as regras de distanciamento social, máscaras (provavelmente) e regras de higienização.
Se for necessário recuar, o ensino misto será com aulas presenciais e aulas síncronas e trabalho autónomo.
O ensino não presencial será igual ao que aconteceu nestes últimos meses com pequenos desenvolvimentos que serão preparados com mais detalhe pelas escolas.
Mesmo nessa situação de agravamento da pandemia, pelo que percebi do que disse o ministro, continuará a ser presencial o pré-escolar, o primeiro ciclo e o segundo ciclo.
Continuará também a ser presencial para os alunos que precisarem de aulas presenciais, como crianças de risco e quem não se adaptar às aulas digitais por vários motivos. Será igualmente sempre presencial para as crianças com intervenção precoce na infância (com necessidades especiais). Haverá um esforço para que estas últimas passem o maior tempo possível na escola.


Como serão organizadas as aulas

Mesmo sendo presencial, haverá um esforço por parte das escolas para uma flexibilização dos horários e espaços das escolas para que se cumpram as regras de segurança e distanciamento social.
O Governo prmeteu ainda nesta conferência de imprensa o reforço de recursos humanos: mais professores professores disponíveis para dar aulas, mais professores de apoio à educação especial e a contratação suplementar de psicólogos.

E os que reprovaram este ano?

Todos os que reprovaram este ano vão ter obrigatoriamente um apoio de mais 4 horas por semana, acompanhadas por um professor tutor para consolidarem conhecimentos. O ministro prometeu também mais formação para os professores em competências digitais, tutoria e avaliação e computadores para os alunos com apoio social que precisarem. Informe-se na sua escola no início do próximo ano letivo.
Com estas informações já pode começar a organizar os próximos meses. Claro que isto ainda pode virar tudo, mas neste momento é com isto que poderá contar. Quer dizer, são estas as intenções. Depois no terreno cá estaremos para verificar se tudo isto vai acontecer como planeado. Mas um problema de cada vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Flag Counter