Bateu à Porta

domingo, 7 de agosto de 2011

Com medo dos alunos

Provocado pela indisciplina na sala de aula, um distúrbio psicológico se alastra entre os professores: a fobia escolar

"Muitos pais acreditam em tudo o que as crianças dizem e vêm procurar os professores para tirar satisfação. Isso é ruim porque, ao menor sinal de deslize, os alunos fazem o que querem. Por isso temos de ser duros. Sem respeito com os professores, é impossível qualquer aprendizagem e a escola perde o sentido."

Alguns testemunhos;

Marcos Hideaki Ono, 
"Os alunos me enlouqueciam, por isso resolvi deixar o ensino e me dedicar a um doutorado. Eu me sentia humilhado. Não havia nenhum respeito pelos professores. Durante o intervalo, meus colegas chegavam à sala de convivência tremendo de raiva. Alguns choravam. E o pior é que não recebíamos apoio nem dos pais, que protegem demais os filhos, nem dos coordenadores, que têm medo de perder alunos."

Iole Gritti de Barros
"Nas reuniões com os coordenadores eles exigiam que a gente tratasse os alunos como clientes, lembrando que freguês tem sempre razão. Um absurdo. Eu sei que a escola é uma empresa, mas tratar os alunos como clientes ou patrões é uma total inversão dos papéis. Uma vez um aluno me disse que não ia me obedecer porque quem pagava a escola era ele. Fiquei furiosa. Não sei o que será desses alunos, com valores morais deturpados. Eles acham que podem tudo."

Martins
"Se o professor de escola particular precisa ter jogo de cintura para lidar com a falta de disciplina em classe, o de rede pública necessita ser pós-graduado em regras de sobrevivência. Ambos defrontam com o problema da falta de disciplina, mas as salas superlotadas dos bairros mais pobres incluem agravantes. O jovem da periferia entra na escola sem grandes perspectivas de futuro e essa frustração acaba se reflectindo em sua relação  com  o  professor." (...)
  "Quem sobressai socialmente numa escola de periferia não é mais o aluno estudioso, mas o valentão, o sujeito esperto", diz Douglas Martins Izzo,(...)


O retrato da indisciplina 
Dante Donatelli, coordenador de escola e autor do livro Quem Me Educa? – A Família e a Escola Diante da (In)Disciplina, compilou dez atitudes comuns em colégios particulares de  que demonstram o desrespeito dos alunos em relação aos professores: 

1. Tratar o professor como empregado;
2. Jogar objectos no professor em sala de aula;
3. Xingar o professor com palavrões;
4. Negar-se a sair da sala de aula quando expulso;
5. Exigir o direito de escolher a data de entrega dos trabalhos escolares;
6. Ignorar a presença do professor em classe;
7. Entrar e sair da aula à vontade, sem se importar com o professor;
8. Discutir os critérios das notas das provas dadas pelo professor;
9. Dar ordens ao professor;
10. Negar-se a fazer prova e entregar atestados médicos falsos como desculpa.


Fonte: Revista Veja, edição nº  1904, 11/05/2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Flag Counter