Bateu à Porta

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MAS EXISTEM SEMPRE OS"ILUMINADOS"

11 Novembro, 2010 - 09:47
Aulas de educação sexual com balanço negativo
O balanço do ensino de educação sexual nas escolas é negativo. A opinião é da especialista Filomena Teixeira (1) que revela que há uma falta de preparação dos professores para abordar o assunto.
A presidente da comissão organizadora do I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual, Filomena Teixeira, apontou que os docentes ainda não estão preparados para leccionar esta temática. O congresso decorre esta quinta-feira na Universidade de Aveiro,

Para Filomena Teixeira o balanço das aulas de educação sexual, que começaram a ser leccionadas este ano lectivo, é negativo, noticia a TSF.

Neste âmbito, a Associação para o Planeamento Familiar vai enviar novos materiais de apoio à disciplina para as escolas e revela que ainda há estabelecimentos de ensino onde a lei que obriga a leccionar educação sexual não está a ser cumprida.

(1) Filomena Teixeira é formadora de professores para a educação sexual e participa ainda, no âmbito da Fundação Portuguesa para a Comunidade contra a Sida, em projectos de formação nas escolas. 

 I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual


O Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF da Universidade de Aveiro, realizará de 11 a 13 de Novembro de 2010, o I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Políticas Educativas, Investigação e Práticas.


APRESENTAÇÃO:

Este Congresso será o início de uma sequência a realizar, alternativa e bianualmente, em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente em pesquisa sobre Sexualidade, Educação Sexual e Promoção da Saúde e que constituem a rede responsável por esta iniciativa: Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Educação de Coimbra, Universidade de Lisboa (UL), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A finalidade que unifica a realização destes Congressos é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a Educação Sexual. Neste quadro, o I Congresso centra-se no tema de particular ctualidade, atendendo às implicações curriculares que envolve, de Políticas Educativas, Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual. O programa do Congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas, sessões de posters e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relato de práticas.


DESTINATÁRIOS/AS:

Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde, Estudantes a frequentarem Cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos no domínio da Educação e da Saúde, Psicólogos/as, Sociólogos/as, entre outros.


TEMAS:

A. Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
B. Sexualidade, Género e Diversidade
C. Corpo, Erotismo e Sexualidade
D. Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual
E. Sexualidade e Media
F. Sexualidade, Educação Sexual e Formação de Professores/as
G. Políticas Educativas em Sexualidade e Educação Sexual
Seria importante saber que Escolas se empenharam em enviar os seus docentes a este Congresso?
Ou continuaremos a ter [voluntarios/contratados] a tentar ilucidar os alunos numa matéria que nasceu com tanta polémica?


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Flag Counter