Bateu à Porta

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Estudantes saíram à rua para exigir fim dos exames nacionais

Alunos do ensino básico e secundário manifestaram-se em vários pontos do País

Estudantes saíram à rua para exigir fim dos exames nacionais

Estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se esta quarta-feira em vários pontos do País para reivindicar o fim dos exames nacionais, um novo Estatuto do Aluno e a aplicação da Educação Sexual nas escolas.

(...)Outras das reivindicações dos alunos é o fim dos exames nacionais, porque "põe em causa a avaliação contínua e barram a entrada de muitos [estudantes] no ensino superior", adiantou.          
A aluna lembrou também a privatização de alguns sectores dentro das escolas, como os bares ou papelarias, que tornam os preços mais elevados, e apontou ainda a falta de funcionários e professores e escolas em más condições. (...)

1. Hoje em dia para atingir os níveis desejados pelo Governo no que se refere ao aproveitamento é simplesmente uma lástima. Senão perguntem a quem sabe da "poda" a dificuldade que tem para chumbar um aluno rasca. 
Poderemos comparar o processo de chumbo com um individuo que assalta um carro, a dificuldade que o juiz tem em conseguir uma condenação pelo facto do dono do carro o ter estacionado no local indevido. Ora o aluno para chumbar depois de "saltitar de sala em sala" director de turma, pedagógico, enfim até que chega ao Director da Escola que por sua vez terá de pedir um parecer às Drec's onde pertence,. este em ultima estância resolve passar. Porque? visto ser a parte mais simples para que o "LOBO MAU" não resolva visitar a escola e detectar outros problemas inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento.
Até então perderam-se horas e horas, em análises de comportamentos, assiduidade, relatórios que por vezes esbarram na língua de Camões e por esse facto o Aluno que não tem condições para passar, lá segue o seu caminho escolar para que o nosso índice de sucesso seja elevado. [é por isso que o Aluno luta] passar sem saber.

2. Exames Nacionais do Ensino Secundário
Os exames nacionais são instrumentos de avaliação sumativa externa no Ensino Secundário. Enquadram-se num processo que contribui para a certificação das aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e, paralelamente, revelam-se instrumentos de enorme valia para a regulação das práticas educativas, no sentido da garantia de uma melhoria sustentada das aprendizagens.
É contra isto que eles lutam?

3. O novo EA (Estatuto do Aluno) a manifestação dos Alunos será por isto;
 Faltas
Considera-se "falta" a ausência do aluno:
  • A uma aula;
  • A uma actividade obrigatória;
  • A uma actividade facultativa na qual se tenha inscrito;
  • Devido a ordem de saída da sala de aula ou à aplicação de suspensão;
É ainda considerada falta:
  • A falta de material necessário à aula quando o regulamento interno da escola assim o estabelecer.
Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, as faltas são tantas quantos os tempos lectivos.
As faltas são registadas pelo professor da turma ou pelo director de turma em suportes administrativos adequados.
Saber mais:
Estatuto do Aluno - Artigos 18.º e 18.º A [PDF]

Justificação de faltas
Faltas injustificadas
Excesso grave de faltas
Procedimento em caso de excesso grave de faltas injustificadas

4. Educação Sexual 

No plano escolar, o incremento da educação sexual passa pela conjugação de quatros vectores essenciais:


  • Formação dos agentes educativos (educadores, professores, profissionais de saúde, psicólogos escolares, auxiliares da acção educativa…) no sentido de serem capazes de agir de forma adequada e coerente face às dúvidas e manifestações das crianças e jovens relativas à sua sexualidade; 

  • Abordagem pedagógica de temas da sexualidade humana, feita em contextos curriculares e extracurriculares, numa lógica interdisciplinar, privilegiando o espaço turma e as diferentes necessidades das crianças e dos jovens; 

  • Apoio às famílias na educação sexual das crianças e dos jovens, nomeadamente através do seu envolvimento no processo de ensino/aprendizagem e/ou promoção de actividades específicas de formação dirigidas aos encarregados de educação ou dinamizadas por eles; 

  • Estabelecimento de mecanismos de apoio individualizado e específico às crianças e jovens que dele necessitarem, através da criação e manutenção de parcerias no interior da escola e com outros serviços da comunidade, nomeadamente os serviços de saúde – materializadas, por exemplo, no funcionamento adequado do atendimento nos Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas e no estabelecimento de formas de articulação estreita e dinâmica destes com os centros de saúde respectivos.
 5.  Bares ou papelarias. Com as novas regras. [exemplo de uma escola do distrito de Leiria José Loureiro Botas]

Sou do tempo do escudo, tudo o que se necessitava era pago com escudos. Agora na nova era informatica, pergunto eu? Para quando a utilização do Sistema de Gestão Integrado[GIAE]? As mais valias são enormes. Basta dizer que com este cartão desde o acesso à escola, aos seus espaços internos que dele necessitem, cantina, bares, bibliotecas será tudo devidamente controlado pelo sistema. Mas não, muitas escolas ainda usam o deve e haver do tempo do escudo...algumas escolas tem este sistema e vejam o que podem fazer com ele;

A utilização do cartão magnético visa o controlo de acessos ou registos em terminal; o pagamento e acesso aos serviços da  Escola; o controlo interno de consumos; a venda de refeições e controlo de acesso ao refeitório; a consulta de informação nos quiosques, extracto de movimentos, saldos, etc.);

Ora é contra estas medidas todas que os alunos saíram às ruas e não me venham dizer que são ingénuos. 

O lema só passa quem souber faz-me lembrar um fado de Coimbra.
http://www.youtube.com/watch?v=V0U5ZPcqpuY&feature=related
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/V0U5ZPcqpuY?fs=1&amp;hl=en_US"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/V0U5ZPcqpuY?fs=1&amp;hl=en_US" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Flag Counter